10/12/2024 +55 68 99282-7270

Educação

Deputado Gilberto Lira comemora conquista de prorrogação para envio de vídeos no concurso da Educação

Por Diário do Purus 12/11/2024 às 14:46:50

Na sessão desta terça-feira, 12 de novembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Gilberto Lira (União Brasil), anunciou um avanço importante em relação ao concurso da educação, beneficiando candidatos que enfrentam dificuldades para gravar e postar o vídeo exigido na seleção. A medida foi resultado de uma reunião entre o deputado e o parlamentar Gene Diniz (Republicanos), com o secretĂĄrio de Educação, Aberson Carvalho, o que garantiu a prorrogação do prazo de envio do material audiovisual.

"Conseguimos um prazo maior para as pessoas que estão com dificuldades de gravar e postar o vídeo," destacou Lira, enfatizando que muitos candidatos, especialmente aqueles que vivem em ĂĄreas rurais com acesso limitado à internet, estavam preocupados com o curto período para produzir o vídeo.

O deputado lembrou ainda que até mesmo políticos experientes enfrentam desafios para gravar vídeos longos: "Para gravarmos uma inserção de 30 segundos, nós que temos experiĂȘncia, às vezes sentimos dificuldades. Imagine só gravarmos 15 minutos sem cortes e sem uma produção", disse o deputado que também é presidente da Comissão de Educação do parlamento acreano.

Com a prorrogação, o envio dos vídeos passa a ser permitido até a etapa de apresentação dos títulos, ampliando as chances para candidatos que necessitam de mais tempo. "Todos os candidatos que queiram fazer o vídeo, o tempo foi prorrogado até a apresentação dos títulos," afirmou o deputado, mencionando que essa decisão representa "um ganho para aquelas pessoas que estavam com dificuldades".

Além disso, foi discutida a possibilidade de permitir que candidatos que jĂĄ enviaram seus vídeos possam repostĂĄ-los, caso não estejam satisfeitos com a primeira gravação. Embora essa alteração ainda dependa de aprovação da banca responsĂĄvel pelo concurso, Gilberto Lira agradeceu o esforço da comissão e o empenho dos deputados envolvidos, em especial a dedicação do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB).

A atuação conjunta entre os parlamentares e o Executivo refletiu uma preocupação com a acessibilidade do processo para todos os concorrentes. "Agradeço à comissão de educação e a todos os deputados que se envolveram nessa problemĂĄtica… as reclamações vieram de todo o estado do Acre," finalizou o deputado.

Texto: Mircléia Magalhães/AgĂȘncia Aleac
Foto: Sérgio Vale

Comunicar erro
ComentĂĄrios