A eleição para presidente da câmara municipal só ocorre dia 1Âș de janeiro, no entanto os bastidores da polĂtica em Sena Madureira jĂĄ estão fervendo e cheio de movimentações. São muitos os boatos em torno de articulações mas a verdade é que até o presente momento nada foi definido.
Enquanto Gerlen Diniz, prefeito recém-eleito, tem uma base menor no poder legislativo com 6 vereadores aliados, a oposição detém a maioria com 7 parlamentares, e caso se mantenham unidos, a tendĂȘncia é que conquistem a presidĂȘncia e os demais cargos da mesa diretora. Porém, hĂĄ rumores de que Gerlen tentarĂĄ conquistar o apoio de ao menos mais um vereador do bloco de oposição para obter a presidĂȘncia da casa.
MAS QUEM SÃO OS POSSĂVEIS CANDIDATOS ?
O DiĂĄrio do Purus entrou em contato com os possĂveis candidatos que jĂĄ tiveram seus nomes ventilados nas rodas de conversas do municĂpio, e todos confirmaram a possibilidade, são eles: Ivoneide Bernardino, (atual presidente), Charmes Diniz, vereador por 3 mandatos consecutivos, que inclusive jĂĄ presidiu a casa. Em contato com nossa reportagem, ele afirmou que ainda não tratou sobre o assunto com Gerlen, e se for convidado precisarĂĄ de um tempo para tomar a decisão.
Quem também confirmou a possĂvel candidatura ao DiĂĄrio do Purus foi Carlos Beliza, vereador pelo segundo mandato consecutivo e atual 1Âș vice-presidente, e ainda o vereador recém-eleito Dr. Maycon Moreira, e o vereador reeleito, Denis AraĂșjo.
Em suma, a base de Diniz pode ter Denis ou Charmes como possĂveis candidatos, e a oposição terĂĄ que chegar ao denominador comum, visto que trĂȘs nomes são postulantes ao cargo: Ivoneide Bernardino, Carlos Beliza e Dr. Maycon Moreira. A definição ocorrerĂĄ após muito diĂĄlogo com a participação do prefeito Mazinho Serafim, deputado Gilberto Lira, vereador AlĂpio Gomes e outros articuladores do grupo.
QUAL A FUNÇÃO DE UM PRESIDENTE DA CĂMARA MUNICIPAL ?
Cabe ao presidente do poder legislativo municipal conduzir os trabalhos do PlenĂĄrio, abrindo, presidindo, suspendendo e encerrando as sessões. Decidir quais propostas serão colocadas em votação, manter a ordem, interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno, dar posse ao prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes. E ainda, declarar extinto os mandatos de prefeito, vice-prefeito ou vereadores, representar sobre inconstitucionalidade de lei ou ato municipal, entre outras atribuições.