31/03/2025 +55 68 99282-7270

Saúde

Acre registra primeira morte por febre oropouche; vítima é bebê com microcefalia

Por Diário do Purus 20/08/2024 às 21:36:39

O Acre registrou a primeira morte por febre oropouche, doença transmitida por mosquitos, conforme o boletim mais recente das arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A vítima é um bebê recém-nascido, que contraiu a doença por transmissão vertical, ou seja, foi infectado pela própria mãe durante a gestação. A criança nasceu com microcefalia e não resistiu às complicações.

O boletim da Sesacre, divulgado no dia 13 de agosto, confirmou que o estado contabilizou 433 casos de febre oropouche até a semana epidemiológica 32, representando um aumento de três casos em relação ao boletim anterior, de 7 de agosto, que registrava 430 casos.

Santa Rosa do Purus permanece como o único município do estado sem registros da doença até o momento.

A morte do recém-nascido destaca a gravidade da febre oropouche, uma arbovirose menos conhecida que dengue ou zika, mas que vem ganhando atenção devido ao aumento no número de casos e à sua capacidade de causar complicações graves, como evidenciado por este trágico episódio. As autoridades de saúde estão em alerta e reforçam a necessidade de medidas preventivas para evitar a propagação do vírus.

Comunicar erro
Comentários