02/04/2025 +55 68 99282-7270

PolĂ­tica

Estado anuncia investimento de R$ 3,5 milhões a estudos ambientais para abertura de estrada entre Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano

Por Diário do Purus 07/08/2024 às 10:38:50


O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura HidroviĂĄria e AeroportuĂĄria (Deracre) e das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov), anunciou nesta segunda-feira, 5, a alocação de R$ 3,5 milhões para a realização de estudos ambientais no Ramal do Juazeiro, que ligarĂĄ Santa Rosa do Purus a Manoel Urbano.

O traçado da estrada compreende um total de 199 km, dos quais 60 km jĂĄ tiveram o levantamento do inventĂĄrio florestal realizado. Ainda restam 139 km para a execução dos estudos de prospecção, que comporão o projeto inicial.

O governador Gladson Cameli, que estĂĄ em viagem oficial representando o Estado, destacou a importância dos recursos para o desenvolvimento regional e para tirar Santa Rosa do Purus do isolamento por via terrestre.

"Vivemos um tempo de mudanças extremas e precisamos adequar cada uma das ações do Estado às questões ambientais. A realização desse estudo é fundamental para garantirmos que as obras do Ramal do Juazeiro serão feitas dentro do que determina a legislação ambiental, garantindo o fim do isolamento por via terrestre do município, mas sem agressões ao meio ambiente", afirmou.

Investimentos garantem continuidade do trabalho do Deracre. Foto: Ascom/Deracre

Os recursos anunciados pelo Estado são provenientes de emendas parlamentares dos deputados Tanizío de SĂĄ, Zezinho Barbary e Eduardo Velloso e serão usados para contratar empresas especializadas em elaborar um estudo de impacto ambiental (EIA) e um relatório de impacto ambiental (Rima) da obra.

A reunião contou com a presença do titular da Segov, Luiz Calixto, e da Seplan, Ricardo Brandão, além do deputado estadual Tanízio de SĂĄ. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, explicou que o valor serĂĄ destinado à execução dos estudos ambientais e arqueológicos necessĂĄrios para o desenvolvimento do projeto, que serĂĄ licitado em uma fase posterior. "Esse investimento é essencial para garantir que o projeto avance de forma sustentĂĄvel e respeitando as legislações ambientais e culturais", destacou.

Na reunião, o secretĂĄrio Ricardo Brandão afirmou que "o estudo ambiental é uma etapa fundamental para avançar com segurança e responsabilidade, respeitando as peculiaridades da região e garantindo um desenvolvimento sustentĂĄvel para o Acre".

JĂĄ Luiz Calixto lembrou que o investimento representa o compromisso do governador Gladson Cameli com os acreanos. "Esse projeto é uma demonstração clara do compromisso do governo com o desenvolvimento sustentĂĄvel, buscando melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida das comunidades locais, sempre respeitando o meio ambiente e a cultura das regiões", disse.

Além do apoio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Deracre ainda precisa obter documentação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Isso porque o traçado estĂĄ localizado na ĂĄrea de influĂȘncia da Floresta Nacional de Santa Rosa do Purus e nas proximidades da Terra Indígena KaxinawĂĄ Nova Olinda.

Após a conclusão dos estudos, o Deracre deve avançar com o processo de licenciamento ambiental e, posteriormente, retomar as obras de abertura da estrada.

Fonte: AgĂȘncia de Noticias do Acre

Comunicar erro
ComentĂĄrios