O Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, coordenou reunião, nesta segunda-feira, 8, em Sena Madureira, no Fórum da Justiça, para debater a segurança das Eleições 2024.
Participaram do encontro a Diretora-Geral do TRE-AC, Rosana Magalhães; o SecretĂĄrio de Administração, Carlos Venícius; o Chefe de Cartório da 3ÂȘ Zona Eleitoral, Rafael Rarison; o Juiz Eleitoral, Eder Viegas; o Juiz Caíque Cirano; a Promotora Eleitoral, Maísa Burgos; a Delegada da Polícia Civil, Rivânia Franklin; o Prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim; o Prefeito do Manoel Urbano, Raimundo Toscano; o Tenente do Corpo de Bombeiros de Gustavo Marinho e o Tenente FĂĄbio Diniz, da Polícia Militar.
Segundo o presidente do TRE-AC, os órgãos representativos do Estado – especialmente os responsĂĄveis pela segurança -, juntamente com a Justiça Eleitoral, devem realizar, como é natural nesse período eleitoral, um trabalho sincronizado, de modo a atuar de forma mais eficiente e célere na prevenção e resolução de eventuais problemas durante os preparativos e a realização do pleito deste ano.
"Esse trabalho em conjunto é de extrema importância para garantir a legitimidade do processo eleitoral de votação. Estamos abertos e necessitamos das contribuições de todos vocĂȘs para realizarmos um pleito com paz e segurança", disse o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.
Na oportunidade, a Diretora-Geral da instituição, Rosana Magalhães, apresentou uma lista de informações que serão necessĂĄrias e precisam ser informadas à Justiça Eleitoral para a elaboração do Plano TĂĄtico e Operacional de Segurança para as Eleições 2024.
A 3ÂȘ Zona Eleitoral abrange Sena Madureira (sede) e os municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, contemplando 41.127 eleitores; 58 locais de votação (47 na Zona Urbana e 11 Zona Rural) e 161 seções, sendo 10 locais de difícil acesso.
"Esperamos que todo o processo eleitoral deste ano ocorra dentro da normalidade, sem nenhuma intercorrĂȘncia", destacou a Promotora Eleitoral, Maisa Burgos.
O Juiz Eleitoral, Eder Viegas, afirmou que o diĂĄlogo é o caminho. "O objetivo central é garantir a votação e apuração dos votos. Compete à sociedade a tarefa de escolher seus representantes e a Justiça Eleitoral, juntamente com as forças de segurança, estĂĄ empenhada em assegurar este direito a todos e todas", frisou.
Os representantes dos órgãos demonstraram o compromisso com a realização das eleições em um clima de tranquilidade.
Fonte: Via Assessoria TRE-AC